sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bancos de tempo


O que são Bancos de Tempo?

Deixo-vos aqui um projecto muito interessante e que se baseia em principios de vida sustentável.
Passarei a deixar aqui algumas ideias relativas a este tema. Vamos deixar de olhar para a dita crise como algo externo, que nos é inimputável e inalterável. Há formas de alterar o sistema.
E chamem-me utópica mas, como ontem alguém dizia: a utopia de ontem é a realidade de hoje. Isto como quem diz, a utopia de hoje é o futuro de amanhã. Como eu acredito que heide envelhecer num mundo melhor do que aquele em que hoje vivo, e que o amanhã se constrói AGORA com pequeninos passos, cá vai: www.graal.org.pt

11 wake ups:

Maçã com Canela 30 de janeiro de 2009 às 01:04  

Sabes que isto vai de certo modo ao encontro do mestrado que estou a tirar? Claro que mais em contexto educativo.. mas eu também acredito nisto e tal como tu.. Um dia hei-de estar sentado no banquinho de jardim, meia pitosga, meia surda mas inteiramente feliz!

Cá mais é utopia!!!!! Vamos em frente com isto!

Cor do Sol 30 de janeiro de 2009 às 01:31  

Já conhecia e acho-o genial. Dar um pouco do nosso tempo, daquilo que podemos fazer pelos outros é com toda a certeza a esperança que neste mundo dito moribundo.

Beijo

Miepeee 30 de janeiro de 2009 às 08:50  

Cada vez mais e necesario haver um Banco do tempo e de preferencia com muitas filiais. Ha quem precise de cursos intensivos para aprender a dar um pouco do seu tempo.
Beijinho.

DANTE 30 de janeiro de 2009 às 11:48  

Bancos de tempo...hmmm...cheira-me a que é o nome que têm agora muitas das nossas instituições bancárias. Sim porque devem muito e estão de tempo para pagar.

Jokas Susana :)

Carla 30 de janeiro de 2009 às 13:25  

Já conhecia o conceito...adorei ...é bom estas divulgações !!

Parabéns pela pesquisa !

bj

Sam 30 de janeiro de 2009 às 13:41  

bancos de esperma sei o que é! eu faço muitos depósitos...sou um gaijo à modos que pro poupado e tenho de pensar no meu futuro! não sou um gastador como muitos!

banco de tempo, num sei se Einstein contemplou isso na sua teoria da relatividade...a não ser que estejas a falar nos banco de jardim, onde a gente vai dar beijinhos e onde os transeuntes nos olhos assim com o olhar oblíquo...e a gente num simporta porque quando estamos a trocar cuspes nada importa!
esses banco eu cá gosto!

Beijo doce e Bom fim de coiso amiga!

Anónimo 30 de janeiro de 2009 às 17:12  

Já tinha ouvido falar mas acho difícil de pôr em prática. A sociedade fez-nos demasiado egoístas. É cada um por si e salve-se quem puder.
Vai dizer a um médico que o trabalho do canalizador que lhe reparou os canos é tão valioso quanto o dele. No entanto ele (médico), não foi capaz de fazê-lo.
Há uns anos ouvi alguém aventar a hipótese de minorar muitos dos problemas da terceira idade fazendo creches conjuntas com lares. Nem todos os idosos estão inutilizados e o "saber" das avozinhas posto ao serviço da comunidade, servia dois objectivos, já que muitos dos problemas dos idosos se prendem com a solidão e a falta de amor próprio por se verem relegados para os bancos de jardim quando ainda sentem que poderiam ser úteis. Mas a sociedade é gerida sempre no âmbito do negócio e do lucro e pôr as avozinhas a prestar serviços comunitários que podem render bom dinheiro aos lobbys, é impensável nos dias de hoje.
Esperemos que a utopia se transforme rapidamente em realidade, porque a sociedade e o planeta já não vão aguentar muitos mais erros.
Beijinho e bom fim-de-semana.

PB 30 de janeiro de 2009 às 18:35  

Heide? Ai susana,Susana...;)
Beijinhos

susana 30 de janeiro de 2009 às 18:57  

Pedro Barata: Faltou-me o hífen! Thanks for the correction!

Maça com Canela: E sabes que seria engraçado tu que trabalhas em contexto educativo e até estas a fazer formação nessa área, desenvolver um projecto de cariz mais comunitário, baseado em principios educativos apelidados de "modernos"?

Cor-do-sol: Também acho genial:)a esperança está em nós, e o mundo é o reflexo do que nós somos e do que nós lhe damos.

Mipeee: Obrigada Miepeee... até corei:)

Dante: pelo menos não se troca dinheiro, conhecem-se pessoas e geram-se sinestesias humanas:)Um beijinho para ti também:)

Shakti: Não me agradeças a pesquisa, pois eu tneho todo o gosto em partilhar o que vou aprendendo por aí e nada mais do que a informação para se dar o primeiro passo para algo.:) Vou ser muitas vezes mais chata em relação a estas temáticas.:P Espero que me continuem a visitar:P

Sam: engraçadinho:P De facto é gosto ter por estes lados o teu bom humor:P já agora quais têm sido os juros que obtêns com as tuas doações? Estou curiosa...:P

susana 30 de janeiro de 2009 às 18:59  

cãosarnento: se cada um perceber que mudando o seu mundo e que assumindo a sua responsabilidade por mais ínfima que seja a mudança surge. Custa, mexe com muitos dos nossos preconceitos, modos de vida, modos de pensar mas é aí que está a mudança.
Eu adoro ter os teus comentários por aqui:) E vais ter que levar com o meu optimismo. É que eu sou cada vez mais uma optimista:)
Um beijinho para ti muito grande e as melhoras!
Su

Anónimo 31 de janeiro de 2009 às 13:15  

Obrigado Su. Pelas melhoras e pelo optimismo.
Eu por vezes entro em parafuso e perco o optimismo mas não deixo de dar a minha contribuição para que o mundo seja melhor. Não desisto de arrumar bem o carro, não deito lixo para o chão, levo a minha cadela a fazer as necessidades em terrenos baldios, ou apanho-os para que os outros não pisem "bosta", levo a menor quantidade de sacos de plástico quando vou às compras e passo a vida "a mandar vir" com quem não respeita minimamente o bem-estar do "vizinho" e se está nas tintas para a saúde do planeta.
Detesto pessoas oportunistas que se aproveitam da nossa boa fé para nos ludibriarem e combato, ferozmente, tudo quanto seja desperdício. Acho nojento o Norte rico e poderoso deitar comida fora só para manter a procura elevada (e com isso manter os preços), enquanto no Sul miserável (a quem o Norte e os caciques locais ao seu serviço, surripiam os recursos) morrem crianças à fome.
É verdade, as grandes mudanças têm de ser a soma de pequenos gestos individuais e não vale a pena esperar que "os poderes" instituídos mudem alguma coisa, porque eles nunca o vão fazer.
Sei que é pouco mas se todos fizessem como eu, o mundo não era este caos.
Podia fazer mais? Claro que sim, mas sou um ser humano cheio de defeitos e contradições...

Beijinho.

Su's sounds

Este blog contém posts e comentários.

Se me quiseres contactar:


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:



Veja mais: Ferramentas Blog | By FormularioPRO

Wake Up clock

Su on Twitter

    follow me on Twitter

    And the winner is... Little Susie

    And the winner is... Little Susie
    da Mimo Azul

    um mimo da Miepeee

    Orgulhosamente recebido da Tecnenfermaginando, do Mimo Azul e da Malinha Viajante

    mais um miminho da Miepee... um daqueles!

    Contador

    Powered By Blogger

    Wake up Little Susie 2008 © Blog Design 'Felicidade' por EMPORIUM DIGITAL 2008

    Back to TOP